NOTÍCIAS
Sindicato dos Bancários lança revista para resgatar seus 25 anos de fundação
20/03/2017
Solenidade será realizada na quarta-feira (22 de março), às 19 horas, no Espaço Alegratto (Rua Juvenal Granado Nale, 60, Vila Hélio, Mogi das Cruzes)

O Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, que em 2016 completou 25 anos de fundação, lançará nesta quarta-feira (22 de março) uma revista histórica que retrata sua trajetória ao longo dessas duas décadas e meia. A solenidade será realizada às 19 horas, no Espaço Alegratto (Rua Juvenal Granado Nale, 60, Vila Hélio, Mogi das Cruzes).

 

A cerimônia é restrita a convidados e contará com a presença de vários bancários e lideranças que fizeram parte desses 25 anos de fundação da entidade, como ex-diretores, representantes das federações dos bancários e autoridades.

 

Com 52 páginas, a publicação condensa os principais acontecimentos que marcaram a fundação do Sindicato, ocorrida em 28 de agosto de 1991, em meio à efervescência da luta pela redemocratização do País. Mostra os oito presidentes que estiveram à frente da entidade neste período, as principais conquistas obtidas pela categoria ao longo desses anos e reflete os desafios que ainda precisam ser superados.

 

Idealizador da revista, o presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, Francisco Candido, destacou que a ideia da publicação surgiu da necessidade de resgatar e preservar a história da entidade, que nesses 25 anos se consolidou como umas das mais fortes e atuantes na região:

 

“Vimos neste instrumento uma forma de também relembrar as batalhas e conquistas dos bancários, até para que isso posso inspirar novas frentes de lutas diante de tantos desafios que ainda temos pela frente e dessa conjuntura de ameaças aos direitos trabalhistas. Nesta publicação, ressaltamos a participação de todos que ajudaram a construir nossa história, que serve de inspiração para muitos trabalhadores”, diz.

 

HISTÓRIA

 

O Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região foi fundado em 28 de agosto de 1991, em meio à efervescência da luta pela redemocratização do País. Sua história, no entanto, começou muito antes, quando a entidade ainda fazia parte do Sindicato de São José dos Campos, de onde começaram os primeiros movimentos para esse desmembramento.

 

A data da fundação – que também se comemora o Dia do Bancário – remete a uma assembleia histórica na qual foi aprovado o Estatuto Social do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região. Intensas discussões marcaram a formação da primeira diretoria Executiva, eleita em 3 de setembro de 1991 com mandato provisório de dois anos e composta por representantes de todas as forças que atuavam no movimento sindical bancário da época.

 

Desde então, o Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e região vem se inserindo como um dos mais fortes da região, fixando-se como importante instrumento de defesa e luta pela valorização do trabalhador.

 

A entidade representa mais de 1.500 trabalhadores de bancos públicos e privados que atuam nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Biritiba Mirim e Salesópolis, totalizando 72 unidades financeiras entre agências bancárias e departamentos.

Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - SP Tel: (11) 4724-9117
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região © Direitos Reservados
Acessar o painel administrativo