Nesta quinta-feira (31), o Presidente Clayton e demais diretores participaram da audiência pública intitulada “Sob Pressão: O Desafio da Saúde Mental no Trabalho Bancário”, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento foi promovido pela FETEC-CUT/SP, Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado de São Paulo, e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com a organização do mandato do deputado Luiz Cláudio Marcolino.
A audiência faz parte de uma série de iniciativas das entidades sindicais que, cada vez mais, têm se mobilizado para alertar sobre a crise de saúde mental enfrentada pelos trabalhadores do setor bancário. A pressão constante, as metas inalcançáveis e a carga excessiva de trabalho são fatores que têm gerado um cenário alarmante de adoecimento na categoria. Apesar dos dados oficiais e estudos que confirmam essa realidade, os bancos ainda negam a relação entre a organização do trabalho e o impacto na saúde dos funcionários, recusando-se a adotar medidas preventivas ou eliminar as causas do problema.
“A realidade da nossa categoria é clara, e estamos aqui para cobrar soluções efetivas. Não podemos mais aceitar que as condições de trabalho sigam prejudicando a saúde de quem trabalha para sustentar o sistema financeiro.”, afirmou o Presidente Clayton Pereira. |