Diretores do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região estão nesta segunda-feira (29 de junho) na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), acompanhando a audiência pública sobre o PL 4330 da terceirização. A proposta, que ataca os direitos dos trabalhadores está sendo debatida no Auditório Franco Montoro.
O objetivo do movimento sindical é pressionar as autoridades para que a medida não entre em vigor. O PL 4330, que libera a terceirização da atividade fim de qualquer empresa foi aprovado de forma autoritária e sem tempo para o debate na Câmara dos Deputados. Depois, seguiu para o Senado, onde tramita como PLC 30/2015.
Ao prever que os empresários possam terceirizar até mesmo as atividades principais de seus empreendimentos, o projeto, na prática, permite que eles substituam todos os seus funcionários por terceirizados, que ganham em média 25% menos que os contratados diretamente e têm jornadas de pelo mesmo três horas a mais por semana. Por conta disso, tem sido apontado como a maior ameaça dos últimos tempos aos direitos trabalhistas. |