Nesta terça-feira (8), diretores sindicais estiveram nas agências do Itaú para marcar o Dia Nacional de Luta contra o descaso do banco com seus trabalhadores. Em sinal de protesto, as agências de Mogi das Cruzes e Suzano iniciaram o atendimento ao público apenas após às 12h.
A mobilização denuncia o ciclo contínuo de demissões, fechamento de agências e intensificação da pressão sobre os funcionários, mesmo diante dos lucros bilionários registrados pela instituição. A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e o Sindicato têm acompanhado de perto esse processo de reestruturação, que vem se espalhando por todo o país e afetando diretamente a saúde e a segurança dos trabalhadores.
A ação simbólica “Feito para acabar com você” escancarou o abismo entre os resultados financeiros do banco e a realidade enfrentada pelos bancários e bancárias no dia a dia, marcada por: metas abusivas, pressão constante, insegurança no emprego, sobrecarga e assédio.
“Não é possível aceitar que, enquanto o banco bate recordes de lucro, os trabalhadores paguem esse preço com adoecimento e medo constante de demissão. Estamos aqui para dizer: basta de exploração!”, afirma Clayton, Presidente do Sindicato. |